CENTRAL DE NOTÍCIAS


18/11/2014

Vídeo mostra resultados do programa O Líder em Mim



Um vídeo gravado por professoras com os segundos anos do Fundamental I, do Anglo Araraquara, mostra um pouco dos resultados da aplicação do programa "O Líder em Mim". Trata-se de um processo de mudança comportamental para alunos e educadores, fundamentado em teorias do desenvolvimento humano.

O programa trabalha conteúdo, metodologia, material didático e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida. Foi desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos EUA, baseado no consagrado livro "Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes" e adaptado à realidade brasileira pela Abril Educação.

Conheça os 7 hábitos de "O Líder em Mim":

1 - Seja proativo

Eu sou uma pessoa responsável. Eu tomo iniciativa. Eu escolho minhas ações, atitudes e disposição. Eu não culpo os outros pelos meus erros. Eu faço a coisa certa sem que me peçam, e mesmo quando ninguém está olhando.

2 - Comece com o objetivo em mente

Eu faço planos e defino metas. Eu faço coisas que têm significado e fazem diferença. Eu sou um membro importante de minha classe e contribuo para a missão e visão da minha escola. Eu procuro ser um bom cidadão.

3 - Faça primeiro o mais importante

Gasto meu tempo com as coisas mais importantes. Isso significa que eu digo não para coisas que sei que não devo fazer. Eu estabeleço prioridades, defino uma agenda e sigo o meu plano. Sou disciplinado e organizado.

4 - Pense ganha-ganha

Eu equilibro a coragem para conseguir o que quero com a consideração pelo que os outros querem. Quando surgem conflitos, procuro soluções em que todos saiam ganhando.

5 - Procure primeiro compreender, depois ser compreendido

Ouço as ideias e os sentimentos das outras pessoas. Tento ver as coisas sob o ponto de vista delas (paradigma). Escuto os outros sem interromper. Ouço com os meus ouvidos, os meus olhos e o meu coração. Tenho confiança em manifestar minhas opiniões.

6 - Crie sinergia

Valorizo os pontos fortes dos outros e aprendo com eles. Dou-me bem com os outros, mesmo com aqueles que são diferentes de mim. Trabalho bem em grupo. Procuro a opinião dos outros para resolver problemas porque sei que, juntos, podemos criar soluções melhores do que qualquer um de nós sozinho. Busco "Terceiras Alternativas".

7 - Afine o instrumento

Eu como corretamente, faço exercício e durmo bem (corpo). Aprendo de diversas maneiras e em diversos lugares, não apenas na escola (cérebro). Passo tempo com a família e amigos (coração). Gasto tempo para encontrar formas significativas de ajudar os outros (alma). Procuro equilibrar as quatro partes que me constituem.









Newsletter Anglo Araraquara
Deixe seu email e receba nossas novidades »