CENTRAL DE NOTÍCIAS


23/03/2010

Museu de Paleontologia de Monte Alto



O Museu de Paleontologia de Monte Alto foi construído e inaugurado em 1992.

Surgiu devido à necessidade de se abrigar os fósseis recolhidos nos arredores da cidade e mesmo nas cidades vizinhas, provenientes de depósitos fossilíferos associáveis às formações Adamantina e Marília do Grupo Bauru, Cretáceo Superior continental da Bacia do Paraná.

O Museu tem convênios celebrados com a UFRJ e a UNESP - Rio Claro, visando o intercâmbio científico e conta com o apoio irrestrito da Prefeitura Municipal de Monte Alto e comunidade montealtense.

O acervo do Museu é composto basicamente de ossos de dinossauros saurópodes, moluscos bivalves, tartarugas e crocodilos, todos do período cretáceo, recolhidos nos afloramentos da região e que estão distribuídos em cerca de 85 vitrines. Conta também com fósseis da Chapada do Araripe - Ceará - e de outras localidades do Brasil, recebidos por doações de amigos e professores.

Objetivo principal do museu: divulgar a ciência da paleontologia e geologia entre os estudantes, incentivando-os à pesquisa, promover palestras e debates à respeito do assunto, incitando os alunos a preservarem o meio ambiente e propagar o ecoturismo educativo.

Porque os fósseis em Monte Alto? A resposta é simples. As rochas que existem em nossa região são exatamente as que se formaram no fim do período Cretáceo, quando os répteis desapareceram. Isso mesmo, a nossa cidade está assentada sobre rochas que se formaram a partir do final do período Cretáceo, o último período geológico que representa o fim da era dos grandes répteis. Com o encontro casual de fósseis a partir do ano de 1985 e com diversas escavações realizadas, o grande número de exemplares coletados foi o motivo de criação de um Museu que abrigasse todo o material recolhido. Daí surgiu o Museu de Paleontologia de Monte Alto inaugurado em 1992 e considerado uma das maiores atrações turísticas do Estado de São Paulo e um dos museus paleontológicos mais completos.

Veja mais fotos







Newsletter Anglo Araraquara
Deixe seu email e receba nossas novidades »