CENTRAL DE NOTÍCIAS


22/03/2007

MEC divulga os cursos que serão avaliados pelo Enade



O MEC (Ministério da Educação) divulgou as 16 áreas do conhecimento que serão avaliadas pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em 2007. O exame acontece em 11/11.

Veja os cursos:
Agronomia
Educação física
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Medicina
Medicina veterinária
Nutrição
Odontologia
Serviço social
Terapia ocupacional
Zootecnia
Biomedicina
Tecnologia de radiologia
Tecnologia em agroindústria

O Enade avalia os cursos de graduação em ciclos de três anos, ou seja, a cada ano novas áreas são avaliadas. O primeiro ciclo completo foi concluído em 2006. Assim, neste ano, serão avaliados os mesmos 13 cursos de 2004, pertencentes, na maioria, à área da saúde.

Tecnologia de radiologia e tecnologia em agroindústria serão avaliados pela primeira vez pelo Enade. O curso de biomedicina, que participou do exame em 2006, será novamente testado em 2007, por também ser uma carreira ligada à saúde.

Os dirigentes das instituições de educação superior são responsáveis pela inscrição no Enade de todos os estudantes desses cursos que colarem grau até o dia 18 de agosto. O prazo acaba em 31 de agosto.

Contudo nem todos farão o exame: serão dispensados os universitários inscritos que não forem selecionados pelo MEC (o exame é feito por amostragem) e aqueles que estão cursando atividades curriculares fora do Brasil na data da prova (em instituição conveniada com a faculdade de origem).

Mas os que não forem selecionados na amostra e queiram participar do exame podem pedir à coordenação de seus cursos que os inscrevam como voluntários -- o prazo final é 4 de outubro.

A lista dos estudantes selecionados será divulgada até o dia 25 de setembro. Os locais de prova serão anunciados até o dia 22 de outubro. Também é de responsabilidade da instuição de ensino divulgar essas informações a seus universitários.

Endereços
O estudante fará a prova no município onde funciona o seu curso. Contudo aqueles que estiverem realizando estágio ou outra atividade curricular obrigatória fora da cidade de sua faculdade poderão participar do exame no município em que estejam -- ou no local de prova mais próximo.

Os universitários que fazem cursos superiores de educação a distância poderão fazer a prova na cidade onde funciona o seu pólo de apoio presencial -- ou também na cidade mais próxima. Nesse caso, quem deve alterar os locais de prova são aos dirigentes das instituições; o prazo acaba em 4 de outubro.

A participação no Enade é condição fundamental para a conclusão de curso superior. A falta do aluno implica sua não colação de grau.

O Enade faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e seu objetivo não é dar nota ao aluno, mas avaliar a qualidade do ensino que está sendo oferecido a ele. Também compõem o Sinaes a Avaliação de Curso e a Avaliação Institucional.

Com informações do Inep   







Newsletter Anglo Araraquara
Deixe seu email e receba nossas novidades »