LISTAS DE MATERIAIS 2018




APRESENTAÇÃO



Nos primeiros passos, nas descobertas... A gente aprova seus sonhos.

A Educação Infantil do Colégio Anglo Araraquara foi inaugurada em 2005 após um intenso planejamento entre a direção do colégio, coordenadores e professores. O sucesso alcançado com a implantação desse projeto só foi possível graças à credibilidade que o Anglo conquistou em Araraquara ao longo de sua história marcada por uma educação de qualidade.

A Educação Infantil do Sistema Anglo de Ensino dá à criança a oportunidade de aprender a conhecer o mundo que a rodeia e amplia a sua capacidade de trabalhar com uma variedade de assuntos.

A unidade da Educação Infantil do Anglo Araraquara possui um espaço amplo onde as crianças desenvolvem suas habilidades, além de toda estrutura necessária para garantir o aprendizado cognitivo dos nossos alunos.


A Educação Infantil do Colégio Master Anglo Araraquara oferece as seguintes turmas:

  • Infantil 1 (2 anos completos ou a completar até 30 de junho);

  • Infantil 2 (3 anos completos ou a completar até 30 de junho);

  • Infantil 3 (4 anos completos ou a completar até 30 de junho);

  • Infantil 4 (5 anos completos ou a completar até 30 de junho);


REGRAS GERAIS



1 - HORÁRIOS:
Período da Manhã
Entrada: 07h30 - o portão ficará aberto até 07h45.
Saída: 12h00 - o portão ficará aberto até 12h15.

Período da tarde
Entrada: 13h15 – o portão ficará aberto até às 13h30.
Saída: 17h45 – o portão ficará aberto até às 18h00.

2 - ENTRADAS E SAÍDAS:
Com a finalidade de manter a tranquilidade e a segurança dos nossos alunos, solicitamos a gentileza de acompanhar seu filho até o portão nas entradas e saídas, retirando a criança com o funcionário da escola, deixando a faixa de pedestre livre, principalmente em dias de chuva. Este procedimento, além de favorecer a organização da escola, facilita o trânsito comum de automóveis nestes horários.

Procurem ser pontuais nas saídas, pois, além das crianças já estarem cansadas, a pontualidade também facilita a organização do colégio em relação a horários de seus funcionários. Entregar ou retirar o aluno durante o período de aula deve ser sempre por um motivo de extrema necessidade. Para isto, é indispensável comunicar a coordenação, ou a professora, por meio da agenda.

3 - PERÍODO DE ADAPTAÇÃO DE INFANTIL I AO INFANTIL 4:
Neste período, normalmente a criança está se afastando dos pais (ou, mais comumente, da mãe), pela primeira vez e por um período mais prolongado. Ao mesmo tempo está ampliando seu mundo (físico e psicológico) de uma forma muito significativa e que pode “assustá-la” num primeiro momento. Por isso, é importante que a permanência da criança na escola, neste período, seja gradativa. AOS ALUNOS NOVOS:

Manhã:

  • 1º dia – 7h30 às 9h
  • 2º dia – 7h30 às 10h (já faz o lanchinho na escola)
  • 3º dia – horário normal de aula

Tarde:

  • 1º dia – 13h15 às 15h
  • 2º dia – 13h15 às 16h (já faz o lanchinho na escola)
  • 3º dia – horário normal de aula

Como citado na entrevista de acesso, é importante que os responsáveis estejam cientes de que a adaptação deverá ocorrer de maneira que a criança perceba que ela ficará sozinha na escola e que sua família terá que deixá-la. A família será acolhida na recepção da escola ou na sala da coordenação, para receber notícias da adaptação de seus filhos.
O tempo do horário de permanência da criança na escola, no período de adaptação, depende muito de cada criança e do tempo de cada família.

4 - UNIFORME
Os alunos devem estar sempre uniformizados, sendo importante o uso de sandálias ou tênis como seu complemento. Tamancos, chinelos e botas não oferecem o mesmo conforto e segurança durante a realização das atividades, dessa forma não devem ser utilizados.

5 – COMUNICADOS
A agenda é um canal de comunicação importante, por isso, deverá ser vista e assinada diariamente. Valorizem este canal, pois sabemos que conversas informais não garantem um bom atendimento.

6 – BIBLIOTECA:
As crianças retiram os livros semanalmente (cada classe tem seu dia certo de retirada). Os pais lêem e só depois a criança responde, com a professora, a ficha de leitura. É importante que os pais acompanhem o entendimento do filho diante do contexto da história e demonstrem interesse em participar desse momento. A responsabilidade de colocar o livro na mochila é da criança, mas cabe aos pais lembrá-los. O livro da biblioteca é retirado semanalmente, o aluno que esquecer não poderá retirar outro livro e pagará multa pelo atraso.
OBS: As regras da biblioteca estão coladas na agenda.

7 – PARA CASA:
A intenção das lições é incentivar o estudo e desenvolver a responsabilidade diante do compromisso escolar.

É importante que a família oriente, mas evite dar respostas prontas, incentivando a criança a pensar sobre seus desafios escolares.
Em relação aos registros escritos, há momentos em que a família será escriba do(a) filho(a), e outros em que terão que pensar sobre o que escreve.

8 – MEDICAMENTOS:
Não medicamos os alunos na escola. Caso o aluno precise ser medicado no período de aula, os pais deverão trazer o remédio com a receita médica e devidamente autorizada na agenda.

9- ANIVERSÁRIOS:
A intenção da comemoração do aniversário no espaço escolar tem como princípio festejar esse momento especial junto aos demais alunos da escola. Essa comemoração é feita na última sexta-feira de cada mês, com todas as crianças aniversariantes. A festinha contará com bolo e suco, ambos oferecidos pela escola. Todos os alunos da Educação Infantil participam do aniversário.
O aniversário acontece após o lanche. Período da manhã, às 10h, e período da tarde, às 16h.
Importante: Não é para trazer presente e o aluno (aniversariante) deverá trazer sua velinha.
Convites de festas (realizadas fora da escola).
A professora só se responsabilizará em entregar convites de aniversário (fora da escola) se for para toda a turma.

10 – DIA DO BRINQUEDO:
Nas sextas-feiras, as crianças podem trazer à escola um brinquedo, para ajudar na socialização com a turma. É importante que os pais ou responsáveis auxiliem na escolha observando os seguintes critérios:

  • O brinquedo deve estar identificado com o nome do aluno.
  • Não trazer brinquedos que contenham peças pequenas, caros e de valor afetivo.
  • Evitem brinquedos que incitem a violência (espada, revólver etc...).
  • Patinetes, patins, bicicletas não são viáveis ao nosso espaço.

11– LANCHE SAUDÁVEL:
Na agenda, segue o cardápio com os dias específicos para cada alimento. Assim, contamos com a colaboração de todos no preparo dos lanches, respeitando as orientações dos dias. Trazer para o lanche: jogo americano ou guardanapo, para ser colocado na mesa, garfo e colher de silicone (marcar o nome).

OBS: Caso a criança não aprecie os lanches sugeridos, substitua por outro alimento associado ao cardápio.

Os alunos não deverão trazer: doces, refrigerantes, salgados de pacote, balas.
Cantina: A empresa tem capacidade de atender crianças menores. O cardápio é adaptado ao da escola. A empresa fornecerá um comunicado de informações. Informamos que o preparo dos alimentos e sua garantia são de inteira responsabilidade da empresa AKI TEM.
É importante que os responsáveis caso optem pela cantina, especifiquem via agenda o lanche do filho com as respectivas fichas oferecidas pela cantina.
A escola não será responsável por qualquer dinheiro para este fim.

CORPO DOCENTE



Todos os professores da Educação Infantil do Colégio Anglo Araraquara têm formação em nível superior, são extremamente capacitados e experientes no trato com a educação de crianças.

Comunicação Permanente:
A qualquer momento do ano letivo, os professores podem trocar informações com os autores por meio de um canal de comunicação exclusivo, disponível na internet, e utilizar recursos de multimídia.

Manual Pedagógico:
Os professores que utilizam o Sistema Anglo de Ensino recebem o Manual do Professor, com indicações de recursos didáticos, sugestões de aulas e atividades paralelas para garantir o máximo envolvimento do aluno no aprendizado. Além disso, participam de treinamentos presenciais, conduzidos pelos próprios autores do material.

ATIVIDADES NA HORTA



As atividades na horta da escola fazem com que as crianças mantenham um contato direto com a natureza, incorporando o conceito de preservação do meio ambiente. São as próprias crianças que preparam os canteiros, plantam, cuidam e colhem as verduras (hortaliças).

AULAS DE CULINÁRIA



Os alunos levam para casa receitas para serem preparadas com a família. Na escola, os alunos realizam esta culinária com os colegas e levam para casa, juntamente com a receita produzida. A intenção é que as crianças possam desde cedo participar e serem estimuladas com bons hábitos alimentares.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS



Além das aulas diárias que abordam poesias, fábulas e lendas, a Educação Infantil oferece, uma vez por semana, a “Contação de Histórias”, que reúne as crianças de todas as turmas. Despertando no aluno o gosto e o prazer pela leitura, essa atividade é realizada de diferentes formas: através do teatro, fantoches ou outras técnicas que estimulam a curiosidade e trabalham a atenção.

HORÁRIOS DAS AULAS



MANHÃ
Entrada: 07h30 (Fechamento do Portão 07h45)
Saída: 12h00 ( Fechamento do Portão 12h15)

TARDE
Entrada: 13h15 (Fechamento do Portão 13h45)
Saída: 17h45 (Fechamento do Portão 18h00)

A Educação Infantil também oferece aulas de Tecnologia e Atualidades, Inglês, Artes, Filosofia e Atividade Física.
Aulas extra curriculares no período oposto, como: teatro e inglês lúdico.

MATERIAL DIDÁTICO



UM MATERIAL QUE SAI DO CONCEITO SINGULAR DE ALFABETIZAÇÃO E PROPÕE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL VOLTADA PARA O MUNDO.

O material do Sistema Anglo de Ensino para a Educação Infantil foi escrito para crianças, mas não é um material infantil: ele faz jus ao potencial cognitivo dos alunos. Atende crianças a partir de 15 meses até o último ano da Educação Infantil.

Composição do material
Cada nível é composto de quatro volumes, todos multidisciplinares. De acordo com o nível, o aluno recebe material de apoio composto de conjunto de letras, caderno de linhas, blocos e CD com livro de histórias da “Coleção Ferinha”. No Minimaternal, as primeiras atividades auxiliam na fase de adaptação e acolhimento do aluno na escola.

Desvendando a cultura
Todos os volumes privilegiam o contato com o patrimônio cultural da humanidade. Compositores clássicos, pintores, grupos musicais regionais, orquestras, vestígios de antigas civilizações estão presentes nas atividades diárias dos alunos. Os temas propostos estimulam, de modo prazeroso, a criatividade e a vontade de aprender.

Integração das atividades
Seguindo o Referencial Curricular do MEC, nosso material aborda o conteúdo adequado a cada nível sob uma visão multidisciplinar, integrando as áreas de Leitura e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Artes Visuais, Música e Culinária.

Personagens "reais" - uma turma do "barulho"
Toda a coleção é ilustrada por personagens criadas especialmente para estimular as crianças na compreensão do mundo que as cerca. Trata-se da Turma do Luan, que vive e compartilha aventuras com os alunos.

Tecnologia que ensina
Softwares educativos, selecionados por equipe pedagógica especializada, acompanham o material.
Um exemplo é o CD-Rom "Coelho Sabido", com atividades interativas que ensinam e divertem.

PASSEIOS PEDAGÓGICOS



Os passeios pedagógicos acontecem para reforçar os temas trabalhados dentro da escola, buscando ampliar a bagagem cultural e desenvolver a capacidade de apreciar diversas manifestações artísticas.

PROPOSTA PEDAGÓGICA



Preparando Gente Grande

Nossa proposta didática baseia-se na integração de todas as disciplinas por meio da linguagem em todas as suas formas (verbal, matemática, escrita e corporal), pois é com ela que a criança constrói sua percepção de mundo.

Com um Sistema de Ensino diferenciado, a Educação Infantil associa o conteúdo das apostilas com o estudo do meio. Os conceitos de natureza e sociedade, por exemplo, são reforçados com as atividades realizadas na horta da escola; bem como noções de Ciências e Matemática são demonstradas nas aulas de culinária.

Ao termino da Educação Infantil, o aluno terá adquirido competências essenciais à continuidade de sua vida escolar como:

  • Apropriação nas noções básicas de leitura e escrita;
  • Compreensão do ambiente natural e social;
  • Capacidade de apreciar diversas manifestações artísticas;
  • Desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • Incorporação de conceitos de ética e cidadania


PROJETOS DE LEITURA



  • Leitor Misterioso
  • Pequeno Leitor